Minas Gerais é uma das 27 unidades federativas do Brasil, localizada na Região Sudeste. O estado é dividido em 853 municípios ,(a maior quantidade dentre os estados brasileiros) que estão distribuídos em 66 microrregiões e 12 mesorregiões, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Sendo o quarto estado com maior área territorial (586.522,122 km²) e o segundo em quantidade de habitantes.
Cultura mineira:
A Secretaria Estadual de Cultura (SEC), que foi criada em 1983, durante o governo de Tancredo Neves, e estruturada em 1996, é o órgão vinculado ao Governo do Estado de Minas Gerais responsável por atuar no setor de cultura do estado, desde seu planejamento financeiro até a execução de projetos e manutenção de bibliotecas, museus e do Arquivo Público Mineiro. A SEC atua em parceria com diversas outras instituições e entidades culturais, diretamente subordinadas ou não ao órgão público, como a Fundação Clóvis Salgado (FCS), a Fundação TV Minas Cultural e Educativa, a Fundação de Arte de Ouro Preto (FAOP), o Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (IEPHA-MG) e a Rádio Inconfidência.
1. Música Na região mineira o que mais predomina é música sertaneja, há outros gêneros. Existe músicas mineiros de diversos gêneros, por exemplo:
- Banda Sepultura é mineira, death metal.
- César Menotte & Fabiano, sertanejo
- Paula Fernandes, sertanejo, sertanejo
- Banda Skank, rock.
2. Gírias
Sô : Uma das gírias mineiras mais clássicas, sô tem a sua origem na palavra senhor. Mas não se engane, não tem nada de formal em seu uso. Exemplo: “Vamos pra fazenda este fim de semana, sô?”, “Não, sô, este fim de semana tem festa”.
Arreda:Mineiro que é mineiro não mexe nada de lugar, ele arreda! Arredar quer dizer tirar algo ou alguém de onde está. Exemplos: “Arreda esta cadeira pra eu varrer o chão”, “Arreda um pouco pra eu poder sentar”.
Jurabé: diabo.
Troar: fugir ou sair depressa, correndo.
Laquera: agitação, inquietação infantil.
3. Pontos Turísticos
Cidades História de Ouro Preto.
Foi fundada através da fusão de diversos arraiais, fundados por bandeirantes, em 1711. A cidade de Ouro Preto foi o primeiro sítio brasileiro considerado Patrimônio Mundial da UNESCO, título que recebeu em 1980. Foi considerada patrimônio estadual em 1933 e monumento nacional em 1938.
Os principais monumentos de Ouro Preto são:
- Igreja de Nossa Senhora do Pilar;
- Igreja de São Francisco de Assis;
- Igreja de Nossa Senhora do Rosário;
- Igreja de Nossa Senhora da Conceição;
- Igreja de Nossa Senhora do Carmo;
- Museu da Inconfidência (Antiga Câmara e Cadeia);
- Teatro Municipal.
Centro Histórico de Diamantina.
A formação do município está intrinsecamente ligada à exploração do ouro e do diamante. A ocupação inicial do território se deu com Jerônimo Gouveia, que, seguindo o curso do rio Jequitinhonha, encontrou, nas confluências do rio Piruruca e rio Grande, uma grande quantidade de ouro.
Outros monumentos:
- Diamantina
- Passadiço da Glória
- Colégio da Glória
- Igreja de Nossa Senhora das Mercês (Diamantina)
- Igreja de Nossa Senhora do Carmo (Diamantina)
- Igreja de São Francisco de Assis (Diamantina)
- Igreja de Nossa Senhora do Rosário (Diamantina)
Santuário do Bom Jesus de Matosinho.
O Santuário de Bom Jesus de Matosinhos é um conjunto arquitetônico e paisagístico formado por uma basílica, um adro comesculturas de Doze Profetas feitas por Aleijadinho e seis capelas com cenas da Paixão de Cristo. O santuário está localizado no morro do Maranhão, no município brasileiro de Congonhas, estado de Minas Gerais.
O conjunto foi construído em várias etapas, nos séculos XVIII e XIX, por vários mestres, artesãos e pintores, como Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho, e Manuel da Costa Ataíde.
Detalhes do Santuário.
Profetas e Basílica de Congonhas.
Alejadinho Cristo.
Milene Oto
Nenhum comentário:
Postar um comentário